17 abril, 2009

Fênix

Na década de 1990, funcionou na avenida Alberto Sá (nas proximidades da Via Expressa), em Fortaleza, o restaurante Fênix. Uma casa noturna bem acolhedora que apresentava, além da área central coberta, alguns estratégicos caramanchões. Nestes, redes de tucum ficavam dependuradas à disposição dos boêmios mais sonolentos.
Um bom atendimento, tira-gostos saborosos e preços justos asseguravam uma boa frequência ao restaurante. Onde se podia também ouvir uma música popular da melhor qualidade, a cargo de seus proprietários: Tony, bom cantor e exímio violonista, e Cecília, sua esposa, que cantava muito bem. É quase desnecessário acrescentar que outros cantores e instrumentistas também subiam ao palco do restaurante para mostrar suas habilidades artísticas.
Ah, como era divertido ouvir Tony cantar "O Pato", um dos sucessos de João Gilberto! Que ele cantava imitando a voz grasnante do Pato Donald. E Cecília, quando interpretava as músicas do Chico, então arrasava... Soube depois que Tony fizera parte do famoso Trio Irakitan. Após 1965, preenchendo a vaga deixada por Edinho que se suicidara, e, assim integrando, até por volta de 1980, a segunda formação do trio. 
Cogitei em realizar nesse restaurante a festa dos meus 50 anos. Aconteceu num buffet. Mas a ideía, embora eu não a concretizasse no Fênix, demonstra o quanto me agradava estar por lá. 
Um dia, o Fênix fechou para sempre suas portas. Disseram, na ocasião, que o casal optara por ir morar em Salvador. E acabo de confirmar isso ao ler os comentários sobre um vídeo do Trio Irakitan, no YouTube. Tony e Cecília residem atualmente em Salvador onde, com a ajuda de filhos músicos, dirigem uma escola de música.

Um comentário:

Mr. MAC disse...

E verdade, meu pai Tony é um grande músico e substituiu Edinho no Trio Iraquitan em 1965.
Obrigado pela lembrança, grande abs!