05 abril, 2009

"A Dança do Sabre"

Composta para o balé pelo armênio Aram Khachaturian, em 1942.
Sobre ela disse o autor:
"Dentro da minha criação musical existe uma criança desobediente e barulhenta. É 'A Dança do Sabre', do balé Gayane. Se eu soubesse que ela se tornaria tão popular a ponto de obscurecer minhas outras obras, eu jamais a teria escrito."
Aqui executada pela Filarmônica de Berlim sob a regência de Simon Rattle.



Nas ondas do rádio
Durante muitos anos foi a música de fundo do programa "Nos Bastidores Policiais", do radialista Edson Silva.

7 comentários:

Nonato Albuquerque disse...

Dr. Paulo,
o senhor não estaria equivocado? A dança do Sabre foi tema do ANTENAS E ROTATIVAS do professor Cid Carvalho, na Rádio Uirapuru. O Edson nunca trabalhou lá e nunca fez os Bastidores Policiais. Eu posso estar enganado, mas esse tema seria do Cid.

Nonato Albuquerque disse...

Desculpe,
quem anda equivocado sou eu mesmo. A DANÇA DO SABRE era dos Bastidores Policiais.
Dou minha mão à palmatória.
Apenas lembro que o Edson Silva não trabalhou na Uirapuru.

Paulo Gurgel disse...

Nonato, olá.
A "Dança do Sabre" em "Nos Bastidores Policiais" parece ser um ponto pacífico.
Edson Silva, com quem me encontro fortuitamente, poderá um dia tirar as dúvidas que surgiram.
E grato por sua contribuição ao assunto.
Paulo

Nonato Albuquerque disse...

Pois num é que eu ando doido! O Edson trabalhou sim. Eu é que estou precisando de médico.
E de cabeça.
Alzeheimerei?!

Paulo Gurgel disse...

Obrigado, Nonato.
Quanto a seu juízo, deve estar perfeito, salvo o fato de se empenhar tanto nos blogs. O que, aliás, também acontece comigo.
Um grande abraço.
Paulo

marcelohpo disse...

Excelente postagem...
Lembro-me bem dessa melodia selvagem que embalava o início das tardes nas ondas da AM. Nessa época, ainda não imaginava que seria um entusiasta da dita música erudita. Khachaturian foi, um tanto quanto, exagerado na sua colocação de popularidade de sua Dança do Sabre. O Balé Gayane, no seu todo, é uma obra de excelente qualidade e inventividade. Sem contar com seu Concerto para Piano, as três sinfonias e as suites dos balés Spartacus e Masquerade. A música, sem dúvidas, é de uma popularidade ímpar, porém não acho que ela ofuscou tanto assim as suas outras obras. Paul Dukas. Este sim, parece ter composto apenas "O Aprendiz de Feiticeiro".

P.S.: A propósito, A Dança do Sabre é o meu toque de celular. ;)

Anônimo disse...

A dança do Sabre foi mesmo abertura do programa nos bastidores policiais, e também fundo musical. Com o radialista Edson Silva, nos anos 80. Na rádio Uirapuru de Forteza, de José Pessoa de Araujo. Na mesma emissora também trabalhou o advogado e jornalista Cid Carvalho. A Abertura do programa e fundo musical era A 5ª Sinfonia de beethoven.