03 dezembro, 2008

"Bombinhas" sem CFC

A partir de 2011, as "bombinhas" para doenças pulmonares que usam os CFC como gás propelente terão o uso proibido em todo o território nacional. É o que estabelece a Resolução Nº. 88, de 25 de novembro de 2008, aprovada pela Direção Colegiada da Anvisa.
CFC é a sigla que identifica os clorofluorcarbonos, um grupo de gases ainda utilizados (mas que estão sendo gradativamente abolidos em escala mundial) para "dar impulso" a medicamentos encontrados nessas "bombinhas". E estas, por sua vez, constituem um recurso prático e quase indispensável para a administração desses medicamentos, por via inalatória, em casos de asma e de outras pneumopatias.
No Brasil, 12 medicamentos que usam CFC como gás propelente encontram-se registrados na Anvisa. Seus fabricantes, porém, vão dispor de um prazo (até 01/01/2011) para se adequarem à proibição, substituindo-o por outro gás (o hidrofluoralcano - HFA, por exemplo).
O motivo da proibição dos CFC nas "bombinhas" é que a emissão destas substâncias contribui para destruir a camada de ozônio da atmosfera, de modo a resultar em efeitos adversos à saúde humana (câncer de pele, danos à visão, supressão do sistema imunológico) e ao meio ambiente.

Nenhum comentário: