15 dezembro, 2008

Sapatos para Bush

Na última "visita" ao Iraque, se Bush não tivesse se agachado (com agilidade, reconheço), atrás da tribuna em que dava uma entrevista coletiva, teria levado no frontispício uma ou duas sapatadas. Com os sapatos arremessados por um jornalista iraquiano, irado com as mazelas que a Guerra do Petróleo tem trazido para a sua terra natal.
No mundo árabe, jogar os sapatos em alguém é uma forma de expressar o mais profundo desprezo. Facilmente compreensível por quem desconheça os costumes da região. E, no meio de uma claque montada para aplaudir o presidente norte-americano, foi exatamente o que o patriota iraquiano fez. Jogou os seus sapatos, enquanto proferia - em inglês - umas palavras a Bush nada agradáveis.
O jornalista foi detido pelos seguranças, obviamente. A depender do humor do presidente, talvez venha a passar uma temporada em Guantânamo onde Bush mantém um "resort".

Nos Estados Unidos da América, há outro contencioso à espera de Bush. A respeito de como se livrar de um grande número de sapatos e botas que pertenceram a militares norte-americanos mortos no Iraque. Estão com os familiares deles e, frequentemente, são colocados em exposições de natureza pacifista (ver foto).

Nenhum comentário: