19 junho, 2008

Azeitona

A morte recente de Jamelão me fez lembrar do sanfoneiro Azeitona, falecido há 8 anos. Por uma associação de idéias bastante compreensível, uma vez que o jamelão, no Nordeste do Brasil, é chamado pelo nome de azeitona.
Trata-se de uma pequena fruta que, ao amadurecer, adquire a cor preta e cuja polpa é intensamente roxa.
Se o sambista Jamelão era "o melhor mau humor do Brasil" (créditos pela expressão a Chico Buarque), o mesmo não acontecia com o sanfoneiro nordestino. Ao contrário, abraçado à sanfona velha de guerra, Azeitona irradiava alegria nos bares e restaurantes em que tocava.
Baiano, Valter dos Santos (este o seu verdadeiro nome) radicou-se em Fortaleza para viver de sua arte. O autêntico forró "pé-de-serra" que ele extraía de sua sanfona, como a fazer contraponto à música eletrônica das bandas de forró da época.
Dono de uma voz marcante, chegou a gravar disco de vinil (imagem da capa do LP nesta nota) e a excursionar pelo exterior.
Nas décadas de 80 e 90, o grupo musical que Azeitona comandava e a banda Alta Tensão (com a qual se alternava no palco) trouxeram para o Pirata Bar, na Praia de Iracema, "as segundas-feiras mais loucas do mundo", tal era a animação da casa noturna nesse dia da semana.

Nenhum comentário: