09 junho, 2008

Como surgiu o nome "spam"?

Uma das curiosidades existentes na internet diz respeito à origem do termo spam.
Tudo começou com o SPAM®, com letras maiúsculas, um presunto condimentado (SPiced hAM) e enlatado, que é produzido nos Estados Unidos. Fabricado pela Hormel Foods, desde 1930, este produto alimentar conta com uma legião de fãs no mundo inteiro.
Pois bem, o famoso presunto da Hormel Foods foi, certa vez, tema de uma cena que o eternizaria. Num dos programas de TV do Monty Python, um grupo de comediantes sempre lembrado por filmes clássicos como: "Monty Python and the Holy Grail" e "Monty Python – The Meaning of Life". A cena em que um casal está numa taverna, consultando o cardápio cujos pratos são todos feitos com... SPAM®. E, enquanto os dois conversam com a garçonete, um grupo de vikings freqüentadores da taverna passa a recitar um texto repetitivo e chato com o nome do presunto:
- Spam, spam, spam, spam. Lovely spam!
No texto do Monty Python, a repetição da palavra SPAM®, tantas e tantas vezes, incomodava e perturbava. Sensações e reações muito parecidas com aquelas que ainda hoje são experimentadas pelos usuários da Internet. Quando se deparam com as caixas de entrada de seus e-mails abarrotadas de tantas mensagens não solicitadas.
A Hormel evidentemente não aprova a associação da marca de seu produto com algo tão nocivo à Internet. Por serem as mensagens do tipo spam uma evidente má prática, cada vez mais prejudicial à segurança da rede e de seus usuários. E, no site oficial do SPAM®, divulga um texto esclarecendo que spam, grafado com letras minúsculas, diz respeito ao envio de mensagens não solicitadas pela Internet e não deve ser confundido com SPAM® , grafado com letras maiúsculas, uma marca que pertence à Hormel Foods.

Nenhum comentário: