11 dezembro, 2006

Espirometria e insulina inalável

O surgimento da insulina administrada por inalação tornará mais confortável a vida de muitos diabéticos. Associada com os agentes hipoglicemiantes orais, poderá retardar o momento em que os diabéticos necessitarão da insulina injetável. E, naqueles pacientes que já usam a insulina injetável, fará com que necessitem de menos injeções diárias. Ao participarem de um esquema terapêutico que intercala as duas vias de administração da insulina.
Um novo fato é previsível. Que, com o uso da insulina inalável, aumentem-se as demandas por espirometria. Porque cada diabético, ao longo do tempo sob este tratamento, necessitará de espirometria em várias ocasiões. A primeira, antes de ser instituído o novo tratamento, que será a espirometria de referência. A segunda, após seis meses de tratamento, para ser comparada com a anterior. Depois, enquanto estiver em uso da insulina inalável, o diabético fará espirometrias anualmente.
Isso como medida de segurança pulmonar relacionada com o uso da insulina nessa nova via de administração. Pois já se sabe que há pacientes que, quando usam a insulina inalável, apresentam um declínio acelerado (além do esperado) em sua função pulmonar. Traduzindo-se por declínio acelerado a queda do VEF1 (um dos parâmetros avaliados pela espirometria) de 20 por cento ou mais entre dois exames de controle.
Caso isto se detecte, o paciente terá de interromper o uso da insulina inalável.

2 comentários:

Luis Enrique disse...

Tenho 2 sobrinhos com diabete. Um deles, com 8 anos de idade, tem um tipo de diabete muito raro, não comum. Vai ter que viajar aos EEUU para ser investigado e, assim, receber o tratamento que corresponde. Aquì, na Venezuela, constantemente, està mudando de tratamento e dietas, as quais tem que cingir-se ao pè da letra.

Paulo Gurgel disse...

Prezado Sr. Luís Enrique:
Olá.
A insulina inalável, que no Brasil recebe o nome comercial de Exubera, ainda
não pode ser usado em diabéticos com menos de 18 anos.
Por desconhecimento sobre a segurança do produto nesta faixa etária.
Um abraço.
Dr. Paulo