29 dezembro, 2006

Lúcio do Cocó

No apagar das luzes do governo Lúcio Alcântara, faço questão de aqui registrar um dos acertos de sua administração. O conjunto de obras que realizou no Parque Ecológico do Rio Cocó, tornando as suas trilhas definitivamente freqüentáveis por nós, fortalezenses. Que passamos a apreciar ainda mais as belezas do mangue e a dispor dos seus espaços para a prática de exercícios ao ar livre.
As trilhas do Cocó, em número de três, foram entregues ao público em perfeitas condições para serem transitadas. Inclusive com a construção de diversas pontes protegidas por corrimãos em seus trechos inundáveis. Placas de aviso e de orientação sobre a fauna e a flora, bancos e lixeiras também foram colocadas ao longo das trilhas. E, na entrada pela avenida Sebastião de Abreu, uma rampa de acesso para deficientes físicos cadeirantes foi providenciada. Em locais menos arborizados, mudas também foram plantadas, de modo a tornar as trilhas no futuro ainda mais agradáveis de percorrê-las.
O público tem prestigiado as trilhas do parque. Quando em grupos, os visitantes são acompanhados por atenciosos monitores da SEMACE. E a segurança local foi cuidada em todos os detalhes. A começar pelo Posto de Observação, erguido na entrada da avenida Engenheiro Santana Júnior, para apoio à Polícia Militar Ambiental. Cujos efetivos percorrem as trilhas do parque, em motos e em bicicletas, para garantir a segurança dos seus freqüentadores.
Pintores armam suas telas e, sob os olhares dos passantes, interpretam pictoricamente as belezas do mangue. Promovido pela SEMACE, já houve no parque um concurso de grafitagem ambiental com boa participação dos grafiteiros da cidade. Lá, onde existia apenas uma parede nua, ainda estão os seus trabalhos de forte motivação ecológica.
O aspecto social também foi alvo da atenção do governo Lúcio. Como exemplo disto, a construção de lavanderias a serem utilizadas por pessoas humildes que residem nas proximidades do parque. Com o detalhe de a água para essas lavanderias ser puxada por um bucólico cata-vento.


Nenhum comentário: