08 junho, 2025

Os dez mandamentos do violonista (por Paulinho Nogueira)

Publicados na internet em 15/01/2008 por Lafayette:

1. É necessário ser fanático. Quem for muito moderado jamais poderá ser um bom violonista. E se o violão prejudicar os estudos, não vacile. Deixe de estudar.

2. Saiba escolher o seu violão. Não exija que ele seja perfeito. Basta gostar dele. Mas se após muita insistência ainda não o tiver encontrado, é possível que o violão não goste de você. Nesse caso, aconselho-o a desistir da idéia de abandonar os estudos.

3. Não espere muito para começar a aprender. Ou estará destinado a ser um violonista do tipo "não toco bem, mas arranho um pouco". É horrível. O violão não merece esse castigo.

4. Respeite os violões nos dias de chuva. Quando o tempo está úmido, nada funciona para ele. Violão deve ter horóscopo.

5. Jamais esqueça o violão no carro. Infelizmente, os ladrões preferem deixar o carro e levar o violão. Mas se isso acontecer, não chame a polícia. Ladrão que toca violão tem cem anos de perdão.

6. Não toque quando estiver triste. Ficará mais triste ainda.

7. Não se considere autossuficiente. Acredite sempre que existe um acorde que você ainda não sabe. E continue procurando, mesmo que jamais o encontre.

8. Não fique se matando de tanto estudar. Toque quando tiver vontade. O violão é um companheiro, não um secretário particular. E, sempre que possível, cante com ele.

9. Mantenha a calma quando alguém convidá-lo para uma festa e acrescentar: "mas leve o violão"… Aceite o convite e, no dia da festa, mande só o violão.

10. Estime seu violão como se ele fosse a mulher amada. Trate-o com carinho, conserve-o sempre afinado e troque as cordas de vez em quando. E se um dia o amor terminar, não troque por uma sofisticada guitarra elétrica. Lembre-se do que ele representou para você.

Comentados em vídeo por Marcos Kaiser em seu canal no YouTube:


10 mandamentos: Um mix de bom humor e sabedoria (MK)

Nenhum comentário: