12 junho, 2023

O touro de Wall Street

Conhecido em inglês como "Charging Bull" ("Touro em investida", em tradução livre), é uma escultura de bronze que fica em Bowling Green, no distrito financeiro de Manhattan, na cidade de Nova Iorque.
A obra pesa 3,5 toneladas e mede 3,4 metros de altura por 4,9 metros de comprimento. Ela representa um touro em posição de ataque, como a simbolizar um mercado financeiro pujante (bull market).
Arturo di Modica idealizou essa estátua, após o crash da bolsa de valores de Nova Iorque de 1987, a "segunda-feira negra", como um presente para a cidade, um "símbolo da força e poder do povo americano". O artista gastou suas economias, 360 mil dólares, na obra, que foi instalada em 15 de dezembro de 1989 na Broad Street, em frente ao prédio da Bolsa de Valores. 
A escultura foi apreendida pela polícia de Nova Iorque e levada a um pátio de veículos. O protesto público que se seguiu levou o Departamento de Parques e Recreação da cidade a reinstalá-la dois quarteirões ao sul da Bolsa, em Bowling Green, com uma cerimônia em 21 de dezembro de 1989.
O touro de Wall Street tem sido muitas vezes alvo de críticas a partir de uma perspectiva anticapitalista. Os protestos do Occupy Wall Street usaram o touro como uma figura simbólica, em torno da qual direcionaram suas críticas à ganância corporativa.
A estátua já foi também comparada ao bezerro de ouro, que foi adorado pelos israelitas em seu Êxodo do Egito. Durante o Occupy, em várias ocasiões, um grupo interreligioso de líderes religiosos liderou uma procissão com um "bezerro de ouro" que foi modelado com base no touro.
Em 7 de março de 2017, véspera do Dia Internacional da Mulher, a estátua de uma menina em pose de desafio foi instalada em frente ao touro, como forma de chamar atenção para a desigualdade de gênero no mercado financeiro. A nova escultura ficou conhecida como "Fearless Girl" (Menina sem medo).

Um comentário:

Paulo Gurgel disse...

Herbert Pereira
15 de jul. de 2023, 05:54 (há 1 dia)
para mim
Olá Paulo!
Mais um excelente post, parabéns!! 😊👍
Se me permite, acredito que temos um ajuste necessário neste post:
A nova escultura ficou conhecida como "Fearless Girl" (Menina "dem" medo).
---------------------------------------
Paulo Gurgel
16 de jul. de 2023, 08:19 (hoje)
Olá, Herbert
Obrigado pelo aviso. O ajuste foi feito.