22 junho, 2023

A invenção da máquina de costura (2)

Somente em 1755 foi que se iniciou a costura mecânica, cuja patente teve como titular Charles Wiesenthal. Em 1790, Thomas Saint inventou uma máquina de costura para trabalhos em couro. Ela servia para costurar sapatos, principalmente botas militares.

A cópia da máquina de costura de Saint por Newton Wilson. Wikiwand

Em 1807, apareceu a primeira máquina de costura realmente funcional, criada pelo alfaiate francês Barthelemy Thimmonier. Ele se inspirou na forma de trabalhar das costureiras da cidade de Lyon, que empregavam uma técnica rapidíssima em ponto de cadeia. Essa máquina, com apenas uma agulha de gancho, chegava a dar 200 pontos por minuto, o que representava um grande avanço ao ser comparado com os 30 pontos por minuto que então se alcançava manualmente.
Em 1841, os artesões e alfaiates, apavorados diante da perspectiva de perderem seus empregos, se revoltaram e puseram fogo nas máquinas, destruindo também as oficinas de costura. Ele teve que fugir e se refugiar por algum tempo na Inglaterra.
Dez anos após esta revolta, ou seja, em 1851, surgiu nos Estados Unidos a primeira máquina de costura com pedal, inventada por Isaac Singer. Ele introduziu muitas outras melhorias, o que fez com que ela ganhasse rapidamente o mercado. Com o sucesso alcançado, ele fundou a empresa Singer que difundiu mundialmente esse tipo de máquina.
Hoje em dia, as modernas máquinas de costura domésticas alcançam 1.500 pontos por minuto e as industriais até 7.000 pontos por minuto. Algumas destas máquinas já vêm com pontos de bordado e agulhas duplas, para decorar tecidos. Com o passar do tempo foram criadas máquinas especializadas como as botoneiras, caseadeiras, pespontadeiras, zigue-zague, overloque e muitas outras variedades
.
http://blogdopg.blogspot.com/2018/08/a-invencao-da-maquina-de-costura.html
http://www5.pucsp.br/maturidades/curiosidades/curiosidades_ed63.html
http://www.wikiwand.com/pt/M%C3%A1quina_de_costura

Nenhum comentário: