17 junho, 2023

Abalos em SP

A cidade de Iguape, na região do Vale do Ribeira, no litoral sul de São Paulo, foi epicentro de um abalo sísmico de magnitude 4,7 na escala Richter, na manhã da sexta-feira (16/06/2023 11:22 UTC). Especialistas ouvidos pelo R7 analisam o tremor incomum na região e apontam riscos.
Os terremotos são movimentações naturais das placas tectônicas que ocorrem devido às pressões internas no interior do planeta. O Brasil está localizado no centro da placa tectônica Sul-Americana e longe das zonas de convergências, o que diminui bastante a probabilidade de grandes abalos sísmicos, segundo o engenheiro civil especialista em geotecnia Denis Suzuki.
O especialista explica que a movimentação entre placas é um fenômeno muito comum e frequente, mas ocorre em proporções, na maioria das vezes, imperceptíveis, que não podem ser sentidas na superfície e que são detectáveis somente por sismógrafos.
Os abalos podem ser sentidos quando superam a magnitude 3,0 da escala Richter, como o ocorrido em São Paulo. Cidades em um raio de 100 km, como Juquiá, Itariri, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande e Miracatu, foram afetadas.

Meme. O terremoto no Brasil gerou tantos memes que WhatsApp, Instagram e Facebook não suportaram o volume e caíram.

Nenhum comentário: