22 julho, 2013

Sites de randomização

Número aleatório é, em Estatística, um número que pertence a uma série numérica e que não pode ser previsto a partir dos membros anteriores da série.
Talvez você já se perguntou como máquinas previsíveis como os computadores podem gerar aleatoriedade. Na realidade, os números aleatórios utilizados em programas de computador são pseudo-aleatórios, o que significa que eles são gerados de uma forma previsível usando uma fórmula matemática. Isso pode ser adequado para alguns propósitos, mas não para todos.
A geração de números aleatórios demanda fenômenos físicos (hardware). Exemplos de fenômenos que podem ser utilizados com essa finalidade: decaimento de núcleos radiativos (HotBits) e ruído atmosférico (Random.org).
O Random.org, como foi dito acima, oferece um serviço de números aleatórios em que a aleatoriedade vem do ruído atmosférico. Além de suas aplicações científicas, o serviço vem sendo utilizado para a realização de desenhos, loterias e sorteios, geração de chaves e ainda em música.

Nenhum comentário: