16 novembro, 2020

Primórdios da comunicação a distância

Desde as origens da humanidade, o homem sentiu a necessidade de se comunicar. A história nos mostra como sua evolução sempre esteve ligada à transmissão de informações e pensamentos.
Inicialmente, as notícias a serem transmitidas eram geralmente para prevenir ataques de grupos inimigos, conhecer o desenvolvimento e as consequências das batalhas, avisar sobre eventos importantes, levar ordens e comandos da autoridade etc. Para isso, o homem usou os sons vocais; mais tarde, os sons de percussão, como "tam-tam" (obtidos em um tronco seco e oco) e os sons obtidos ao soprar conchas marinhas e chifres de animais. Tambores, trombetas, sinos e outros instrumentos sonoros também foram usados para transmitir mensagens a distância.
Como exemplo, o filósofo e historiador grego Diodorus Cronus, do século IV aC, cita o rei persa Dario I (522 a 486 aC) que, para enviar notícias através de seu vasto império (que ia da Índia ao Danúbio), usava uma série de pessoas, com boa voz e pulmões, posicionadas em lugares altos e que gritavam a mensagem entre elas. Este era um sistema de comunicação relativamente rápido, mas que exigia um número elevado de pessoas, uma vez que elas deveriam estar a distâncias máximas de 200 metros, já que, em distâncias maiores, as mensagens gritadas corriam o risco de não serem repassadas. De acordo com César, um sistema semelhante teria sido usado alguns séculos mais tarde pelos gauleses para se comunicar durante a conquista romana da Gália. O sistema poderia ser rápido, mas possivelmente não muito secreto, e eles exigiam um número muito elevado de pessoas para funcionar.
Quando o homem descobre e domina o fogo, ele também o usa para se comunicar. Grandes fogueiras no topo das montanhas serviam a esse propósito. Os persas já usavam a transmissão de informações à distância por procedimentos ópticos, e um procedimento ainda mais refinado foi utilizado pelos gregos. Eles usavam fogueiras durante a noite e reflexos da luz solar em espelhos e sinais de fumaça durante o dia para se comunicar. Na Orestiad, Ésquilo conta como Agamenon tinha montes de lenha em todas as colinas, de Troia a Micenas, para enviar notícias da guerra de Troia a seus palácios, e anunciou a Clitemnestra (sua esposa) a vitória sobre os troianos. (imagem) Essa comunicação por meio de sinais de incêndio deve ter funcionado, pois Clitemnestra conseguiu preparar o assassinato de Agamenon sem surpresas.

HISTÓRIA DE LA TELEGRAFÍA (Introducción)

Nenhum comentário: