15 novembro, 2020

A Convenção de Itu

O movimento para proclamar a República começou bem antes de 15 de novembro de 1889. Foi em abril de 1873 na cidade de Itu, no interior de São Paulo.
Republicanos se reuniram, pela primeira vez, logo depois da inauguração da estrada de ferro. Desembarcaram do primeiro trem representantes de grupos com ideais republicanos de várias cidades do interior de SP, da capital e do RJ. Eles aproveitaram a oportunidade para se encontrarem no dia seguinte numa reunião que entrou para a História que ficou conhecida como a Convenção de Itu. Cento e trinta e três republicanos, sendo 78 cafeicultores e 55 de outras profissões, se encontraram neste casarão em 18/04/1973 para criar o primeiro partido republicano do país.
Dizem os relatos que um republicano mais afoito, num certo momento, gritou perto do presidente da província (que era o representante do Império):
- Viva a República!
Aquilo, é claro, causou um certo alvoroço.
O casarão que abrigou a convenção virou um museu (foto) e é mantido pela Universidade de São Paulo (USP).
O movimento que queria o fim da monarquia se espalhou pelo Brasil depois da fundação do PR paulista. Dezesseis anos e sete meses depois da reunião, Marechal Deodoro da Fonseca proclamou no RJ a República e o primeiro presidente eleito por voto direto foi o ituano Prudente de Morais, um dos apoiadores da convenção.
(https://globoplay.globo.com/v/8091799/programa/)

Um comentário:

Paulo Gurgel disse...

Tesco Dantas comentou no Face:
Boa informação!
Com isso vê-se claramente que a ideia de que a república brasileira é fruto apenas do descontentamento de alguns militares, não tem cabimento algum, recaindo no conceito de "fakenews"
Era uma ideia amplamente disseminada nos meios intelectuais da nação.