06 novembro, 2020

O vinho de Noé

"Antes de Noé, os homens que tinham apenas água para beber não conseguiam encontrar a verdade. Consequentemente... eles se tornaram abominavelmente iníquos, e foram justamente exterminados pela água que tanto adoravam beber. Esse homem bom, Noé, tendo visto que todos os seus contemporâneos haviam morrido com essa bebida desagradável, detestou-a; e Deus, para aliviar sua secura, criou a videira e ensinou-lhe a arte de fazer o vinho."
~ Benjamin Franklin

O vinho de Noé é uma alusão coloquial que significa bebidas alcoólicas . O advento desse tipo de bebida e a descoberta da fermentação são tradicionalmente atribuídos, por explicações de fontes bíblicas, a Noé. A frase tem sido usada na literatura ficcional e não ficcional.

Na Bíblia, os poucos capítulos que aparecem entre a criação de Adão e o nascimento de Noé não contêm menção a bebidas alcoólicas. Após o relato do grande dilúvio, diz-se que o Noé bíblico cultivou uma vinha , produziu vinho e ficou embriagado. Assim, a descoberta da fermentação é tradicionalmente atribuída a Noé porque esta é a primeira vez que o álcool aparece na Bíblia. O vinho de Noé foi descrito como um "alívio agradável para o homem do trabalho árduo da colheita".

Uma obra de 1889 que critica a embriaguez registra:
"Noé sobreviveu a um dilúvio, apenas para ser a fonte de outro: um dilúvio que, por seus resultados desastrosos e consequências, superou o grande dilúvio, pois o líquido cintilante e carmesim da prensa de vinho de Noé tem sido a causa da miséria de milhões de humanos desamparados ..."
~ Unkard, D. R. (1899). An Aged Sin Or The Modern Curse: Drunkenness a Product of the Ark, a Poor Heritage for the People. R. Stanley and Co., Pittsburgh, PA. p. 5. Um Pecado Envelhecido, apud Wiki. ISBN 978-1173760885.

Nenhum comentário: