21 novembro, 2020

A bolha da tulipa

A cordilheira do Himalaia era o lar original da tulipa, embora a maioria de nós associe a flor à Holanda. Com passagem pela Turquia, as tulipas foram introduzidas nos Países Baixos no século XVI. Suas flores, muito apreciadas por sua beleza, passaram a ser muito procuradas, favorecendo o aumento dos preços. Com o passar dos anos, os preços aumentavam cada vez mais rápido, tornando o comércio de bulbos de tulipas bastante lucrativo. Pessoas de todas as classes vendiam propriedades para investir em tulipas e, na década de 1630, surgiram contratos futuros na bolsas de valores holandesas para negociar os bulbos antes mesmo da colheita.
Charles Mackay conta uma história da época:
Um rico mercador havia pago 3.000 florins (280 libras esterlinas) por uma rara tulipa "Semper Augustus" que desapareceu de seu depósito. Depois de vasculhar todo o depósito, descobriu que um marinheiro, que confundiu o bulbo da tulipa com uma cebola, tinha comido a tulipa. O marinheiro foi prontamente preso e passou seis meses na prisão.
Em 1637, devido a diversos fatores, houve uma perda de confiança em tais títulos, levando muitos a uma corrida para o resgate de seus investimentos. Consequentemente, os preços caíram subitamente, e inúmeros negociantes foram à falência.
A bolha da tulipa foi a primeira bolha especulativa de que se tem notícia.

Nenhum comentário: