18 março, 2019

Woodstock da Física

O termo "Woodstock of Physics" é frequentemente usado pelos físicos para se referir à sessão-maratona da reunião da American Physical Society (APS), em 18 de março de 1987, que contou com 51 apresentações sobre a ciência dos supercondutores de alta temperatura. O nome é uma referência ao Festival de Música e Arte Woodstock, de 1969.
Crédito: APS News
Antes de uma série de avanços em meados da década de 1980, a maioria dos cientistas acreditava que os requisitos de temperatura extremamente baixa de supercondutores os tornavam impraticáveis ​​para o uso diário. No entanto, em março de 1987, uma enxurrada de pesquisas recentes sobre supercondutores de cerâmica tinha conseguido criar temperaturas supercondutoras cada vez maiores, incluindo a descoberta de Paul Chu, da Universidade de Houston, de um supercondutor que operava a - 180 graus Celsius (- 292 graus Fahrenheit )  acima da temperatura em que o nitrogênio líquido ferve.
As descobertas eram tão recentes que nenhum documento sobre elas havia sido apresentado no prazo. No entanto, a Sociedade acrescentou uma sessão de última hora à sua reunião anual para discutir a nova pesquisa. A sessão foi presidida pelo físico M. Brian Maple, um pesquisador sobre supercondutores, que era também um dos organizadores da reunião. Programada para começar às 7:30 da noite no salão de baile do New York Hilton, porém cientistas entusiasmados começaram a se apresentar às 5:30.
Principais pesquisadores, como Chu e Karl Alexander Müller (que ganhariam o Prêmio Nobel de 1987 em Física) receberam 10 minutos para descrever suas pesquisas; outros cinco físicos receberam cinco minutos. Quase dois mil cientistas se comprimiram no salão de baile do Hotel. Aqueles que não conseguiam encontrar um assento encheram os corredores ou assistiram fora da sala em monitores de televisão. A sessão terminou às 3:15 da manhã, com muitos cientistas se demorando até a madrugada para discutir as apresentações. O encontro causou um aumento no interesse da mídia tradicional em supercondutores, e laboratórios de todo o mundo correram em busca de avanços nesse campo.
No ano seguinte (1988) foram descobertas duas novas famílias de supercondutores. Ambos têm transições supercondutoras acima de 110 graus Kelvin. Então, no próximo mês de março, a reunião da APS em Nova Orleans, uma sessão noturna especial "Woodstock of Physics II" foi organizada rapidamente para destacar a síntese e as propriedades desses novos supercondutores. O formato da sessão foi o mesmo de Nova Iorque, e alguns dos painelistas foram repetidos da sessão original.

Woodstock da Física, WIKI

Nenhum comentário: