Crédito: APS News |
As descobertas eram tão recentes que nenhum documento sobre elas havia sido apresentado no prazo. No entanto, a Sociedade acrescentou uma sessão de última hora à sua reunião anual para discutir a nova pesquisa. A sessão foi presidida pelo físico M. Brian Maple, um pesquisador sobre supercondutores, que era também um dos organizadores da reunião. Programada para começar às 7:30 da noite no salão de baile do New York Hilton, porém cientistas entusiasmados começaram a se apresentar às 5:30.
Principais pesquisadores, como Chu e Karl Alexander Müller (que ganhariam o Prêmio Nobel de 1987 em Física) receberam 10 minutos para descrever suas pesquisas; outros cinco físicos receberam cinco minutos. Quase dois mil cientistas se comprimiram no salão de baile do Hotel. Aqueles que não conseguiam encontrar um assento encheram os corredores ou assistiram fora da sala em monitores de televisão. A sessão terminou às 3:15 da manhã, com muitos cientistas se demorando até a madrugada para discutir as apresentações. O encontro causou um aumento no interesse da mídia tradicional em supercondutores, e laboratórios de todo o mundo correram em busca de avanços nesse campo.
No ano seguinte (1988) foram descobertas duas novas famílias de supercondutores. Ambos têm transições supercondutoras acima de 110 graus Kelvin. Então, no próximo mês de março, a reunião da APS em Nova Orleans, uma sessão noturna especial "Woodstock of Physics II" foi organizada rapidamente para destacar a síntese e as propriedades desses novos supercondutores. O formato da sessão foi o mesmo de Nova Iorque, e alguns dos painelistas foram repetidos da sessão original.
Woodstock da Física, WIKI
Nenhum comentário:
Postar um comentário