15 março, 2019

Loucura coletiva

Os conceitos de "loucura coletiva" e "doença psicogênica maciça" são usados ​​para se referir a fenômenos não usuais que consistem na propagação de distúrbios de origem psicológica em múltiplos membros de comunidades humanas. Mais genericamente, tem-se falado de depressões ou transtornos de ansiedade de âmbito coletivo.
No entanto, este termo é normalmente usado para se referir a alterações caracterizadas por um tom delirante. Às vezes, o uso instrumental do conceito de loucura coletiva também é evidente a fim de desacreditar certos conjuntos de idéias e valores pessoais, como religiões e ideologias políticas.
A diferença entre esse conceito e o da histeria coletiva é ambígua, a julgar pela literatura disponível. Este último termo é usado de uma maneira particular para falar sobre delírios coletivos relacionados a ameaças, reais ou não; entretanto, os fenômenos da loucura coletiva que descreveremos foram descritos como histeria coletiva por alguns autores.
Atualmente, o grau de concordância da comunidade científica em torno desses conceitos é muito baixo. Para as dificuldades inerentes à análise dos fenômenos coletivos, há uma combinação de obscurecimento na definição de loucura coletiva e contaminação do conceito devido ao seu uso indiscriminado por especialistas e leigos.

Tanganica, 1962: Uma epidemia de risos e prantos

SEJA ESTE CARA

"As pessoas enlouquecem rapidamente e em bandos. Mas recuperam a lucidez lentamente e um a um." In: Sobre o sentimento de manada

Nenhum comentário: