16 março, 2018

Um discurso [não comprometedor] sobre um assunto controverso

Num discurso em 1952, perante a casa de representantes do Mississipi, o legislador Noah S. Sweat abordou a questão de saber se o Estado deveria continuar a proibir bebidas alcoólicas:
Meus amigos,
Eu não tinha a intenção de discutir este assunto controverso neste momento em particular. No entanto, eu quero que vocês saibam que eu não evito a controvérsia. Pelo contrário, eu tomarei minha posição sobre qualquer assunto e a qualquer momento, independentemente de quão cheio de controvérsia possa ser o assunto. Você me perguntou como me sinto sobre o uísque. Tudo bem, aqui está o que eu sinto sobre o uísque:
Se você ao dizer uísque, você quer dizer a bebida do diabo, o flagelo venenoso, o monstro sangrento, que contamina a inocência, destrona a razão, destrói a casa, cria miséria e pobreza, sim, literalmente tira o pão da boca de crianças... se você quer dizer a bebida maléfica que derruba o cristão e a mulher no auge de uma vida justa e graciosa no poço sem fundo da degradação e do desespero, da vergonha, da impotência e da desesperança, então certamente eu sou contra.
Mas, se você ao dizer uísque, você quer dizer o óleo da conversa, o vinho filosófico, a cerveja que é consumida quando bons companheiros se reúnem, que coloca uma canção em seus corações e um riso em seus lábios, e o brilho ardente do contentamento em seus olhos... se você quer dizer a alegria do Natal... se você quer dizer a bebida estimulante que coloca a primavera no passo do velho cavalheiro em uma manhã gelada... se você quer dizer a bebida que permite ao homem magnificar sua alegria e sua felicidade e esquecer, ainda que por pouco tempo, as grandes tragédias da vida, as mágoas e as dores... se você quer dizer aquela bebida, cuja venda derrama em nossos tesouros incalculáveis ​​milhões de dólares, que são usados ​​para cuidar com ternura dos nossos pequenos aleijados, nossos cegos, nossos surdos, nossos mudos, nossos idosos e enfermos, e para construir rodovias, hospitais e escolas... Esta é a minha posição. Não vou me afastar disso. Não vou me comprometer.
https://www.futilitycloset.com/2017/05/14/in-a-word-567/

Nenhum comentário: