22 março, 2018

A memória auditiva de Inaudi

O italiano Giacomo Inaudi (1867 - 1950), também conhecido como Jacques Inaudi na França, foi um prodigioso calculador. Era capaz de realizar mentalmente, de forma rápida e precisa, cálculos aritméticos complexos.
Nascido em uma família pobre no Piemonte italiano, Inaudi começou a vida como pastor, mas descobriu que possuía um prodigioso talento para o cálculo, e logo ele estava dando demonstrações nas grandes cidades europeias.
Camille Flammarion escreveu: "Foi-lhe perguntado, por exemplo, quantos minutos se passaram desde o nascimento de Jesus Cristo, quanto seria a população se os mortos dos últimos dez séculos fossem ressuscitados e, ainda, qual a raiz quadrada de um número de doze dígitos, e ele deu as respostas com precisão em dois ou três minutos - enquanto se divertia com outra atividade".
Problemas para os quais tabelas de logaritmo são geralmente usadas, ele os resolvia mentalmente com uma precisão maravilhosa."
Ao contrário de outros prodígios do gênero, Inaudi não visualizava seu trabalho. Ele o ouvia. Inaudi declarou: "Ouço os números claramente, e é o ouvido que os retém. Eu os ouço ressoando, como eu os proferi, com minha própria voz, e esta sensação interior persiste por muito tempo". Charcot, que produziu um notável estudo sobre ele, em nome da Academia Francesa de Ciências, concluiu pela existência de uma memória auditiva em Inaudi. Outros cientistas franceses como Broca e Binet também estudaram as habilidades do italiano.
O pai de Inaudi se aproximou de Flammarion esperando que seu filho pudesse ser educado para uma carreira em astronomia. "Foi um erro, seja qual for a maneira que alguém olhe para ele", escreveu Flammarion, dez anos depois. "Na ciência, não se pode fazer uso de seus métodos, de suas fórmulas adaptadas ao cálculo mental". E foi também: "Em relação a sua posição financeira, pois ele agora tem, como resultado da curiosidade que sua habilidade tem despertado, um salário que é mais de três vezes o do diretor do Observatório de Paris".

https://theodora.com/encyclopedia/i/jacques_inaudi.html
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24697632

Nenhum comentário: