28 março, 2018

Gatos de ilhas

Em 1914, a borda do vulcão Whakaari (White Island), na Nova Zelândia, entrou em colapso, enterrando uma operação de mineração de enxofre e matando 10 homens.
"Notavelmente, houve um sobrevivente: o gato do acampamento, Peter the Great", observa Sarah Lowe, na Nova Zelândia Geográfica . "O gato voltou a Whakatane, talvez com uma vida a menos, mas com a virilidade intacta: muitos donos de gato da região rastrearam a genealogia de seu animal de estimação até essa besta robusta".


Diz-se que um gato despachou a última cotovia da Ilha Stephens, também na Nova Zelândia, tornando-se o único caso conhecido de um indivíduo ter extirpado uma espécie inteira.
Em 1893, foi instalado um farol na ilha, que passou a ter pela primeira vez ocupação humana. Com o faroleiro David Lyall, chegou também um gato doméstico chamado Tibbles, apenas um mas o suficiente para provocar uma hecatombe. Ao longo dos meses seguintes, o gato caçou e matou todas as cotovias que, como não voavam, não lhe conseguiam fugir. O gato trouxe várias das suas presas ao dono, que achou graça nos passarinhos e vendeu cerca de nove corpos ao Barão Walter Rothschild, um ornitólogo que os identificou como espécie: a cotovia-da-ilha-stephens. Era tarde demais, pois a voracidade do gato já tinha feito o seu trabalho.

Em seu diário, Mark Twain escreveu: "Um gato é mais inteligente do que as pessoas acreditam e pode ser ensinado a cometer qualquer crime".

Ver também: OS GATOS PLANEJAM MATAR VOCÊ

Nenhum comentário: