16 dezembro, 2016

Luiz Sá - Curta de animação

MAIZENA70 disse...
Paulo:
Parabéns pela iniciativa de registrar o trabalho do chargista mais querido do Brasil, que encantou gerações com seu humor e fazendo escola para futuros cartunistas. LUIZ SÁ era festejado pelos espectadores do cine jornal ATUALIDADES ATLÂNTIDA quando fazia desenhos apresentando o resultado do campeonato de futebol. o público delirava numa explosão de risos.
14 de dezembro de 2016



Luiz Sá (Fortaleza, Ceará, 1907 - Niterói, Rio de Janeiro, 1979) foi um caricaturista brasileiro, criador dos personagens Reco-Reco, Bolão e Azeitona que, durante anos, apareceram na revista infantil O Tico-Tico.Foi também responsável pela criação de uma série de curtas de animação que ficou perdida por anos, As Aventuras de Virgulino
Seu desenho era caracterizado pelo uso quase exclusivo de linhas curvas, o que conferia a seus personagens o aspecto de "bonecos redondos". Por volta de 1950, Luiz Sá ilustrou panfletos educativos e relacionados com a saúde, publicados pelo então Ministério de Educação e Saúde, como a ilustração (não disponível na internet) que fez para o texto "Quem come a galope, o intestino entope."

Nenhum comentário: