03 dezembro, 2016

A face da "trollagem"

Um troll, na gíria da Internet, designa uma pessoa cujo comportamento tende sistematicamente a desestabilizar uma discussão e a provocar e enfurecer as pessoas nela envolvidas. O termo surgiu na Usenet, derivado da expressão "trolling for suckers" (lançando a isca para os trouxas), identificado e atribuído aos causadores das sistemáticas flamewars.
Uma brincadeira propunha que as pessoas utilizassem o que a professora Judith Donath, do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), chamava de tática da falsa ingenuidade. Isto é, eles deviam fazer perguntas idiotas e usar argumentos levianos sobre algo sério para ver quem morderia a isca e realmente se irritaria.

DeviantArt
Na mitologia nórdica, quando o deus Odin encontrou-se com o rei dos Trolls (criaturas mitológicas) perguntou o que era preciso para que a ordem vencesse o caos. O rei disse: "me dê um olho seu que eu lhe digo". Odin arrancou um olho e o entregou ao rei dos Trolls, ele então respondeu: "o segredo é manter os dois olhos bem abertos".
O que motiva um troll a agir geralmente são: autoafirmação, ideologia, fanatismo, sacanagem ou simplesmente ociosidade. Em entrevistas na Usenet, trolls famosos confessaram que buscavam apenas um pouco de atenção e combater o tédio do cotidiano.
E o verbo "trollar" já saltou da tela do computador para o mundo real. Pois tudo que a palavra significa (zoar, chatear, sacanear, tirar sarro etc.), não acontece só no ambiente virtual. Também pode rolar trollagem entre amigos, colegas ou familiares, quando é preparada alguma brincadeira ou armadilha com esse objetivo.
Para combater os trolls de uma forma eficiente,existe apenas uma grande regra: Não alimente os trolls (do inglês Don't feed the trolls). Que significa: ignorar completamente alguém que se comporta como troll, mesmo que a vontade de responder seja grande.
Um troll não tem nada a perder. Ele sempre vai voltar para incomodar, pois ele precisa de atenção para obter prazer e se considerar bem sucedido. Ignorando um troll, os internautas não somente o intimidam como também provocam desgosto e frustração nele.

A troll face - É uma figura usada como um meme na Internet para representar um troll, sendo reiteradamente compartilhada e publicada em redes sociais para alertar aos participantes de fóruns de discussão que alguém está fazendo "trollagem". Esta imagem surgiu em 2008, no site DeviantArt, publicada pela primeira vez pelo usuário Whynne ( pseudônimo de Carlos Ramirez), que a descreveu como uma tentativa fracassada de desenhar um roedor. É considerado como o principal e mais conhecido meme da Internet.

Nenhum comentário: