10 dezembro, 2016

Furacão sobre Cuba

"E os jovens e os velhos retomavam em silêncio ou em conversas sussurradas o antigo sonho cubano: chegaria o dia em que a ilha seria governada por homens honestos, austeros, incorruptíveis? Por que, apesar da constante e muitas vezes brutal renovação dos quadros políticos, isso nunca acontecia?
Ora, enquanto meditava no México sobre o exército cubano, o exilado havia compreendido as verdadeiras razões da corrupção em Cuba.
As colônias, pensava, pelo menos têm uma vantagem sobre a semi-colônia: a corrupção não existe, pela inexistência de políticos a corromper. Compram-se reizinhos - que não passam de traidores. Mas, por isso mesmo, a semi-colônia é uma mistificação, porque sua verdade secreta é a colonização. Portanto, todas as palavras mentem, torna-se necessário transpor para uma linguagem democrática as transações coloniais: chamar "livre contrato" aquilo que, na verdade, se chama "obrigação unilateral".
Deste modo, a tarefa do "governo" semi-colonial, mesmo quando honesto - isto é, nos seus primeiros meses - já é falsear o idioma, desvirtuar as palavras de seu povo. Trai pela própria natureza: inscrita nas coisas, a traição o espera. Quando percebe isso, cansado de se vender graciosamente e contra a vontade, corajosamente se compenetra - e exige uma remuneração."
...
"Não, pensava Fidel Castro, os cubanos não nascem ladrões e perdulários. A corrupção nasce da impotência e, esta, de uma soberania fantasma que mascara a dependência absoluta de nossa economia." In: "Furacão Sobre Cuba", de Jean-Paul Sartre
Fernando Gurgel

O casal Sartre com Fidel
Entre fevereiro e março de 1960, pouco mais de um ano após a revolução que derrubou Fulgencio Batista, o casal de filósofos franceses Jean-Paul Sartre e Simone de Beauvoir passou um mês em Cuba. O simpatizante do comunismo Sartre já havia rompido com o partido, ao qual nunca se filiou, e publicado "O Fantasma de Stalin", espécie de manifesto de seu anti-stalinismo e ao mesmo tempo de seu anti-imperialismo. "Éramos muito difíceis de classificar. De esquerda, mas não comunistas", escreveu Simone em "A Força das Coisas", terceiro volume de sua autobiografia.
A estadia rendeu um livro, "Furacão sobre o Açúcar", publicado no Brasil como "Furacão sobre Cuba" pela Editora do Autor no mesmo ano, enriquecido com depoimentos de Rubem Braga e Fernando Sabino sobre suas viagens à ilha. Uma joia que merece reedição. Sartre estava, então, totalmente embevecido com os jovens revolucionários barbudos e cabeludos que haviam tomado o poder na ilha caribenha. Anos mais tarde, em 1971, ele e Simone romperiam com Fidel Castro diante da prisão do poeta Herberto Padilla.
Cynara Menezes, blog Socialista Morena

Nenhum comentário: