06 dezembro, 2016

Black Santa

Pela primeira vez, o Mall of America, no Estado de Minnesota, tem um Papai Noel negro.
Para refletir a diversidade racial de seus clientes, o maior shopping dos Estados Unidos decidiu contratar Larry Jefferson (na foto), um veterano do exército, para fazer o papel que originalmente pertenceu a São Nicolau, um turco do século quatro.
Inconformados, alguns racistas locais esbravejaram:
"Como vou explicar um Papai Noel negro a meus filhos?"


Pois bem. Como vão explicar também um homem que viaja o mundo todo em 24 horas, num trenó sobrenatural puxado por renas voadoras, distribuindo presentes fabricados por elfos para todas as crianças que, monitoradas a partir do Polo Norte, mostraram ter sido bem comportadas o ano inteiro?
Ora, a cor da pele é a parte mais crível da história. PGCS

Fernando Gurgel disse...
Na Holanda, tem os ajudantes de São Nicolau (o nosso Papai Noel), que são chamados de Pedro Negro. É uma história meio racista, preconceituosa, mas os nativos de Holambra, em São Paulo, o homenageiam pintando-se de preto.
http://www.portaldeholambra.com.br/satildeo-nicolau.html
Veja ainda:
"Na Holanda, um escravo negro é um dos protagonistas de uma das festas tradicionais do país, mas a figura deixa as minorias do país em situação desconfortável. Uma falsa carta da ONU motivou protestos por parte dos apoiantes da tradição."
Extraído de: https://www.publico.pt/2013/10/31/mundo/noticia/natal-racista-da-holanda-recolhe-apoio-da-populacao-1610912
6 de dezembro de 2016 15:08

Um comentário:

Fernando Gurgel disse...

Na Holanda tem os ajudantes de São Nicolau, o nosso Papai Noel, que são chamados de Pedro Negro. É uma história meio racista, preconceituosa, mas que os nativos de Holambra, em São Paulo, homenageiam pintados de preto.

http://www.portaldeholambra.com.br/satildeo-nicolau.html

Veja ainda: "Na Holanda, um escravo negro é um dos protagonistas de uma das festas tradicionais do país mas a figura deixa as minorias do país desconfortáveis. Uma falsa carta da ONU motivou protestos por parte dos apoiantes da tradição." Extraído de: https://www.publico.pt/2013/10/31/mundo/noticia/natal-racista-da-holanda-recolhe-apoio-da-populacao-1610912