12 dezembro, 2016

Inteligência aloprada

Durante a II Guerra Mundial, à medida que crescia a possibilidade de realizar uma invasão ao continente, os Aliados quiseram saber o número de tanques que a Alemanha estava produzindo. Eles pediram a seus serviços de inteligência que, pela espionagem nas fábricas alemãs e pela contagem dos tanques capturados e destruídos no campo de batalha, estimassem esse número. Mas os esforços da inteligência produziram estimativas contraditórias.
Então, eles recorreram à análise estatística.
Utilizando-se dos números de série dos tanques capturados e destruídos e de uma fórmula matemática, os estatísticos estimaram que os alemães teriam produzido 246 tanques por mês, entre junho de 1940 e setembro de 1942. Em completa contradição com o número informado pelos serviços de inteligência, que estimaram uma produção de cerca de 1400 tanques por mês.
Quando, no após a guerra, os Aliados capturaram os registros de produção na Alemanha, eles descobriram que tinham produzido 245 tanques por mês durante o citado período, Quase exatamente o que os estatísticos previram e menos de 20 por cento das estimativas feitas pela inteligência.

The German Tank Problem, Futility Closet

Nenhum comentário: