29 dezembro, 2016

A Miséria Crônica e a Crônica da Miséria

por Fernando Gurgel Filho
Apesar da degradação econômico-financeira do País, creio que isto não é o mais pernicioso para o bem-estar futuro da sociedade, pois é uma situação passageira e reversível. Desde que sejam aplicadas políticas públicas adequadas que, infelizmente, o governo atual não quer e não tem condições de adotar.
O que nos parece de uma intensidade de destruição nunca vista é a degradação moral e ética das classes mais representativas e consideradas cultas de nossa sociedade. Essa degradação, aliada à ignorância e à visível desinformação desse imenso contingente de analfabetos letrados, é que pode ser fatal para o País e levá-lo a situações irreversíveis de atraso e miséria.
Apenas um exemplo simples de ignorância e desinformação, entre milhares e milhares de outros exemplos muito piores: dia de Natal, ambiente de fraternidade, solidariedade entre as pessoas e "otras cositas e milongas" do gênero, um amigo - desses bem posicionado na vida, tido como tendo bom conhecimento acadêmico, bom pai de família, cheio de boas intenções - dispara uma imagem de uma enxada roçando o mato com os dizeres de que aquilo, "há cerca de 40 anos era uma excelente Bolsa Família" e que sustentava e alimentava muita gente.
Ora, além de desconhecer totalmente as condições medievais, insalubres e cruéis em que vive o pai de família que trabalha na roça, desconhece ainda um mínimo de economia e de sociologia para endossar tal afirmativa de forma tão leviana. E o mais espantoso: revela claramente uma face desumana, insensível e totalmente contrária ao que este mesmo amigo apregoa em seus relacionamentos pessoais.
Isto é assustador e pode nos levar ao fundo do poço, porque este tipo de ignorância e desinformação é encontrado em parcela significativa de nossa sociedade e, o que é pior, mesmo não sendo o caso do amigo citado, é que vem ancorado numa dose cavalar de falta de ética e de moral e, portanto, de muita má intenção para com os mais desassistidos e para com os que mais precisam de políticas públicas que garantam um futuro promissor para todo o País.
Não sei como, esse pessoal todo imagina um País seguro, saudável e próspero com um nível de exclusão social altíssimo como o do Brasil.
Ou, quem sabe?, estão esperando que o próximo Papai Noel traga segurança, educação e saúde em seu trenó. Não entendem que, do jeito como agem, mesmo se Papai Noel existisse e pudesse trazer, seria abatido, por eles mesmos, antes de cruzar a fronteira.
Conclusão: a miséria crônica tem cura, basta um Estado Social atuante, mas a miséria é perpetuada pela atuação da própria sociedade, principalmente quando o Estado é fascista ditatorial.

Nenhum comentário: