13 outubro, 2016

O Guia dos Pais Bárbaros

Os conselhos sobre como cuidar de crianças já percorreram um longo caminho, baby
Cuidar de bebês na modernidade não é fácil. Livros de puericultura e blogues são preenchidos com tantos conselhos contraditórios, que fazem você ficar confuso.
Mas há uma boa notícia. Você não vive em séculos passados, quando esses conselhos não eram apenas contraditórios: eram também bizarros e quase criminosos.
Uma sugestão popular de outrora: "Coloque o bebê no canto e deixe-o (sim, com o bebê sendo chamado de "it", como era de costume) por lá.
Aconselhava o livro "The Mother and Her Child", de 1916:
"Lide com o bebê tão pouco quanto for possível."
"Vire o bebê, ocasionalmente, de um lado para o outro, ao alimentá-lo, trocar as fraldas, mantê-lo aquecido, e deixe-o sozinho; o choro é absolutamente essencial para o desenvolvimento de pulmões fortes e saudáveis."
"Você não gostaria de estragar a sua criança com algo tão bárbaro como o toque humano!"
Um manual de 1894 era também em prol da negligência: "Chorar é o exercício do bebê ", explicou o Dr. L. Emmett Holt. O bom médico desaconselhava que brincassem com o bebê antes dos 6 meses de idade para não lhe causar nervosismo e agitação.
Esses pequenos seres despertam sentimentos afetivos, mas, no passado, seria sábio você manter seus lábios para si mesmo. "Protestamos fortemente contra esse beijar a esmo e promíscuo nos bebês", entoava "The Mother and Her Child". "Afinal, beijar pode transmitir sífilis e doenças semelhantes. Se você não consegue controlar-se, então beije no topo da cabeça dele".

Miss Cellania, Neatorama

Nenhum comentário: