15 setembro, 2016

O destino da frenologia

A estrutura lógica e fácil de aprender da teoria frenológica rapidamente capturou a imaginação de milhares de seguidores. A precisão e certeza científica de seus termos e mapas avançou em um momento onde os principais inimigos do racionalismo eram a religião, a subjetividade e a autocracia. Devido a isso, Gall (o médico austríaco Franz Joseph Gall, que foi pioneiro no noção de que diferentes funções mentais são de fato localizadas em diferentes partes do cérebro) ganhou o apoio, se não as mentes, de muitas figuras científicas e políticas importantes em muitas partes do mundo. Ele era o seu campeão, em um terreno dominado pelos ensinamentos de filósofos religiosos.
Eventualmente, a frenologia foi atacada pelo estabelecimento científico, que não podia corroborar a teoria de Gall com achados concretos. Já em 1808, o Instituto de France montou uma comissão de sábios. liderado por Cuvier, que declarou que a frenologia não era para ser confiável (alguns historiadores suspeitam que eles tampouco tiveram alguma evidência científica para apoiar esta reivindicação, e que a conclusão foi forçada por Napoleão Bonaparte, que estava furioso porque, com a interpretação de Gall de seu crânio, "perdera"algumas qualidades nobres que ele achava que tinha.
A frenologia foi equiparado a outras formas de charlatanismo, principalmente devido aos abusos nas mãos de empresários comerciais obscuros. Sua morte aconteceu no último trimestre do século dezanove. No entanto, ela gerou muitos outros ramos científicos ou pseudocientíficos com base na análise quantitativa de características faciais e cranianos, tais como a craniologia, a antropometria e a psicognomia, muitas das quais sobreviveram até as eras modernas . Surpreendentemente, ainda existem seguidores e crentes da frenologia ao redor do mundo.

Extraído de: Phrenology: the History of Brain Localization, por Renato M.E. Sabbatini, PhD. In: Brain and Mind
(Image credit: Wellcome Library no. 11847i, Photo number: V0011119)

Nenhum comentário: