30 março, 2016

O voo espacial de Pontes

Há 10 anos...
Em 30 de março de 2006, Marcos Cesar Pontes (nascido em Bauru, SP, a 11 de março de 1963) tornou-se, a bordo da Soyuz TMA-8, o primeiro brasileiro e primeiro lusófono a ir para o espaço.
Era a coroação de um acordo de cerca de US $ 20 milhões, firmado em 2 de setembro de 2005, entre os governos do Brasil e da Rússia.
Após o acordo, Pontes, o único brasileiro que havia então completado o programa de treinamento de astronautas da NASA, transferiu-se para a Cidade das Estrelas, perto de Moscou, onde pôde aprender sobre os sistemas operacionais e de suporte da Soyuz, antes de voar para a Estação Espacial Internacional (ISS).
Durante sua estada na ISS, Pontes realizou oito experimentos selecionados pela Agência Espacial Brasileira.
Em 8 de abril de 2006, a Soyuz pousou no Casaquistão.
O voo de Pontes coincidiu com as celebrações do centésimo aniversário do 1º voo de um avião a motor, realizado pelo pioneiro da aviação Santos Dumont, no Campo de Bagatelle, em Paris, em 23 de outubro de 1906.

https://en.wikipedia.org/wiki/Marcos_Pontes
https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_space_travelers_by_nationality

31/10/2018 - Atualizando ...
Menos de um mês depois de ir ao espaço, ele passou para a reserva aos 43 anos. O custo com o treinamento de Marcos Pontes no exterior foi estimado em US$ 30 milhões.
Ler AQUI.

Nenhum comentário: