05 julho, 2014

A Vigésima Quinta Hora

Sinopse do filme
Segunda Guerra Mundial: Johann Moritz (Anthony Quinn) um simples camponês romeno e Suzana (Virna Lisi), sua linda esposa são envolvidos num emaranhado de situações, que não conseguem entender. O chefe de polícia deseja sua mulher e sob a falsa alegação de ser ele judeu, é enviado a um campo de concentração. Entre as incoerências da era nazista, tem início sua terrível saga. Porém em uma avaliação pelos nazistas de seu biotipo, Johann é considerado um "exemplar-modelo da raça ariana". Em sua busca para conseguir de volta sua esposa e sua família e sem entender as verdadeiras razões do conflito, ele luta contra os dois lados da guerra.

A criança ariana "perfeita"
Hessy Taft nasceu de pais judeus da Letónia que se mudaram para a Alemanha em 1928 para seguir carreiras musicais. Em 1935, sua mãe levou-a a um fotógrafo para tirar fotos. Poucos meses depois, a mãe ficou chocada ao ver a foto de Hessy na capa de uma importante revista nazista.
A mãe de Hessy confrontou o fotógrafo e exigiu uma explicação. O fotógrafo, Hans Ballin, explicou que tinha deliberadamente apresentado a foto em um concurso de fotografia nazista que procurava o bebê ariano mais lindo.
The Telegraph explica:
"Eu queria ridicularizar os nazistas", o fotógrafo disse a ela.
Ele foi bem sucedido: a foto ganhou a competição, e se acredita ter sido a imagem escolhida pessoalmente pelo ministro da propaganda nazista Joseph Goebbels.
E passou a aparecer em cartões postais nazistas amplamente disponíveis, onde foi reconhecida até por uma tia de Hessy, na distante Memel, agora parte da Lituânia.
Mas os nazistas nunca descobriram a verdadeira identidade da criança.
A família fugiu da Alemanha em 1938. Eles foram para a Letônia, em seguida, para a França, Cuba e Estados Unidos, onde se estabeleceram. Hessy Taft (foto), agora com 80 anos, é professora de química em Nova Iorque.

Nenhum comentário: