25 junho, 2014

A família hexa

A família da Silva, de Brasília, tornou-se um dos símbolos da esperança de que o Brasil conquiste o sexto título na Copa do Mundo. Por causa de uma anomalia genética, 14 de seus 24 membros nasceram com seis dedos em cada mão e em cada pé.
O primeiro da família a apresentar polidactilia (nome da alteração genética que leva uma pessoa a nascer com dedos a mais) foi o patriarca, Francisco de Assis Carvalho da Silva. Advogado e músico, ele ajudou a fundar o Clube do Choro de Brasília e sempre viu na situação um motivo de honra. Por causa disso, ganhou o apelido de "Six". Dos cinco filhos, quatro herdaram a característica.
A história dessa família, que foi revelada nesta semana pelo G1, ganhou repercussão internacional. E os jornais "Washington Post", "USA Today", "The Independent" e "Daily Mail", entre outros, logo associaram o dedo extra da família  da Silva com a expectativa de que a Seleção Brasileira ganhe o hexacampeonato.



Polidactilia
Por ser ligada a um gene dominante, a possibilidade de um pai passar a anomalia para os filhos é 50 por cento, se ele for heterozigoto (Aa) com relação ao gene, e 100 por cento, se homozigoto (AA).
Apesar de causar espanto, a polidactilia não costuma causar problemas a quem o possui. O tratamento é feito pela remoção cirúrgica.
Ver também:
Adermatoglifia (a doença da imigração demorada)

Nenhum comentário: