24 junho, 2014

Escrevendo no escuro

Nictógrafo é um instrumento usado para escrever à noite, sem luz e sem se verem os traços que se fazem. Nictografia é a escrita feita através do nictógrafo em que se emprega um alfabeto especial de pontos e traços.
O escritor Lewis Carroll era frequentemente acordado durante a noite com pensamentos que precisavam ser anotados para não serem esquecidos. Mas, o que ele rabiscava no escuro, apresentava-se ilegível no dia seguinte. E ele não queria passar pelo incômodo processo de levantar-se da cama para acender uma lâmpada que teria de apagá-la logo em seguida.
Então, inventou o nictógrafo e a nictografia.
O nictógrafo era um cartão retangular com 16 quadrados perfurados e a nictografia era um alfabeto peculiar que ele inventou para a tal finalidade.
O alfabeto quadrado
Traduzido do Futility Closet:
"Eu tentei fileiras de buracos quadrados", escreveu Carroll, "cada um para fazer uma letra, mas estas ainda continuavam ilegíveis. Então, eu disse a mim mesmo: 'Por que não inventar um alfabeto quadrado, usando apenas pontos nos cantos e linhas ao longo dos lados? Logo descobri que, para fazer a escrita legível, era necessário saber onde cada quadrado começava. Isso eu garanti pela regra de que todas as letras deviam conter um grande ponto preto no canto superior esquerdo."


"Tudo o que tenho de fazer agora, se eu acordar e pensar em algo que eu gostaria de escrever, é tirar de debaixo do travesseiro uma caderneta contendo meu nictógrafo, escrever algumas linhas, ou até mesmo algumas páginas, sem sequer colocar as mãos fora da cama, guardar a caderneta, e ir dormir novamente. Pense no número de horas solitárias que um homem cego passa e como ele ficaria feliz em escrever os seus pensamentos. E você vai perceber que é uma bênção dar-lhe uma caderneta, um cartão com duas fileiras de furos quadrados, e lhe ensinar o alfabeto quadrado."

Sem tinta

Nenhum comentário: