08 julho, 2012

Fla-Flu

Dos gramados para a música
Um dos grandes clássicos do futebol brasileiro, o Fla-Flu serviu de inspiração para diversas canções. A mais famosa, dentro desse contexto, é o Hino do Flamengo, escrito por Lamartine Babo e gravado por Gilberto Alves em 1945.
Nele, o autor escreve que "O mais cotado nos Fla-Flus é o 'ai, Jesus!'", expressando o sentimento de desespero da torcida em dias de jogos contra o rival.
Em 1969 foi a vez de Chico Buarque (foto), torcedor do Fluminense, registrar a rivalidade dos times em uma música. A letra surgiu dias após o nascimento de sua filha, Sílvia Buarque, que recebeu do cantor Ciro Monteiro, flamenguista roxo, uma camisa do time alvinegro.
Em resposta ao presente, Chico compôs "Ilmo. Sr. Ciro Monteiro ou Receita Pra Virar Casaca de Neném", que acabou mais conhecida pelo seu primeiro verso, "Amigo Ciro". No trecho mais engraçado da música, o autor agradece ao amigo, sem deixar de dizer que "Um pano rubro-negro/ É presente de grego".
[...]
Ler o artigo completo na página ÚLTIMO SEGUNDO.

"O Fla-Flu surgiu 40 minutos antes do nada." Nelson Rodrigues
Ler também: Fla-Flu inspirou escritores nos últimos cem anos.

08/07/12 (20h30) - Atualização
Fluminense venceu hoje no Engenhão por 1 x 0 o clássico que festejou o centenário do Fla-Flu. Com gol de Fred marcado no 10º minuto do primeiro tempo.
Eis os resultados dos confrontos (380) entre os dois times:
Vitórias do Flamengo = 136 / Empates = 124 / Vitórias do Fluminense = 120

Nenhum comentário: