02 julho, 2012

Um carteiro de fibra

Jon Torsteinson-Rue (mais tarde rebatizado para John A. Thompson) nasceu na cidade de Tinn, no condado de Telemark, Noruega em 1827. Ele emigrou para os Estados Unidos em 1837 e, por 1852, aos 25 anos, estava à procura de fortuna como um mineiro na Califórnia. Este modo de vida, no entanto, não estava de acordo com seu temperamento.
Um dia, em 1855, Thompson viu um anúncio que dizia: "Pessoas perdidas para o mundo; Tio Sam precisa de um carteiro". Ora, ele tinha passado por essa necessidade em seu trabalho.
Quando criança, na Noruega, usar esquis era tão comum quanto usar sapatos. E, na operadora, ele logo recebeu o apelido de Snowshoe.
Thompson estimou que tinha de percorrer de 40 a 65 km por dia para manter suas entregas no cronograma.
Duas a quatro vezes por mês, durante 20 invernos, independentemente do tempo, Snowshoe Thompson punha-se em marcha no horário previsto. Fazia a rota de Placerville para Genoa em três dias e dois dias de volta.
Muitas vezes, ele resgatava garimpeiros presos na neve, trazendo-os, na parte de trás de seus esquis, agarrados em sua cintura.
Nada podia detê-lo. Não havia nevasca ou frio suficientes para forçá-lo a abandonar o dever. Ele foi o único homem responsável por manter o correio regular entre as encostas de Sierra Nevada e as comunidades de mineração em Califórnia, no período de 1856 a 1876.
Snowshoe Thompson morreu de apendicite complicada com pneumonia, em 15 de maio de 1876, e foi sepultado no cemitério de Genoa.

www.nevasport.com

Poderá também gostar de ler: O carteiro e o poeta.

Nenhum comentário: