21 março, 2024

Uma jornada intergeracional


Todos os anos, as borboletas monarcas migram cerca de 4 mil quilômetros do Canadá para o México, onde passam o inverno em grandes aglomerações. Elas são conhecidas por realizarem a mais longa migração por invertebrados.
Cada migração das monarcas leva de três a quatro gerações, e cada geração consegue comunicar à seguinte (por uma linguagem que não conhecemos) o chamado e o percurso da jornada intergeracional, à medida que ela vai acontecendo.
No caminho, as lagartas da cada nova geração se alimentam exclusivamente de serralha — o gostinho de casa para esses eternos migrantes.
Sobre a serralha:
Suas folhas apresentam uma seiva branca e pegajosa, que é tóxica para os outros animais. Mas não afetam em nada as lagartas, apenas tornam seu corpo altamente tóxico para os predadores, como pássaros. Três mutações genéticas são a chave para que essa espécie de  inseto tenha se adaptado a uma dieta venenosa.
Uma casa é a serralha da vida humana. Nela, as gerações vivem suas vidas passando costumes, receitas de torta de maçã e traços de personalidade.

Nenhum comentário: