08 março, 2024

"Quadrilha", um poema seminal de Drummond

"Quadrilha" é um poema muito conhecido do poeta brasileiro Carlos Drummond de Andrade, publicado pela primeira vez em sua obra de estreia, "Alguma poesia". Escrito em linguagem simples e direta, o poema é um belo representante do Modernismo brasileiro e tem como temática a imprevisibilidade da vida e os desencontros amorosos aos quais todos nós estamos sujeitos. Apesar de ter sido escrito há quase um século, "Quadrilha" permanece atual por tratar deste tema atemporal que é o amor e suas consequências. E seu título parece nos sugerir a metáfora de que o amor é uma dança em que há troca de pares, exatamente como na tradicional dança das festas juninas brasileiras. (1)
João amava Teresa que amava Raimundo
que amava Maria que amava Joaquim que amava Lili
que não amava ninguém.
João foi para os Estados Unidos, Teresa para o convento,
Raimundo morreu de desastre, Maria ficou para tia,
Joaquim suicidou-se e Lili casou com J. Pinto Fernandes
que não tinha entrado na história.
(2)
No sentido figurado, uma obra seminal é a que inspira ou gera novas obras. Em degraus variados, tais obras permeiam a cultura popular através de diferentes maneiras de se reproduzir. Em alguns casos, elas geram franquias quase intermináveis, com fãs ávidos por ver mais e mais episódios da trama em questão. Em outros, elas geram inspirações dentro do próprio gênero e também em outros formatos de mídia – de maneiras muito criativas, diga-se de passagem. isso não significa que obras seminais precisam ser épicas. - Cipro Pasquale (3)

No final da letra de "Flor da Idade", Chico Buarque repete a estrutura de "Quadrilha" ao utilizar-se de um encadeamento com nomes próprios de pessoas. Até certo ponto, ressalve-se aqui, pois as pessoas citadas são outras, e a última delas (Dora) "amava toda a quadrilha"
Carlos amava Dora que amava Lia que amava Léa que amava Paulo
Que amava Juca que amava Dora que amava
Carlos amava Dora que amava Rita que amava Dito
Que amava Rita que amava Dito que amava Rita que amava
Carlos amava Dora que amava Pedro que amava tanto que amava a filha
Que amava Carlos que amava Dora que amava toda a quadrilha.
(4)

Em 2016, publiquei no blog EntreMentes o seguinte micropoema em que os nomes das pessoas foram substituídos pelos nomes dos objetos do popular jogo "pedra-papel-tesoura": 
A pedra quebrou a tesoura
--- que cortou o papel
--- que embrulhou a pedra.
E a água furou a pedra, enferrujou a tesoura e desmanchou o papel.
Foi só entrar no jogo.
(5)

Nas redes sociais, "Quadrilha" tem servido de inspiração a paródias que criticam políticos e as próprias redes sociais. Exemplos:
Micheque que amava Bolsonaro que amava Carlos que amava Leo que amava Flávio que amava Queiroz que amava Eduardo que amava toda a quadrilha. @DRUIMAINICH (6)
João dava RT em Teresa que mandava DM para Maria que stalkeava Joaquim que amava Lili que era feliz porque não usava redes sociais. @flahqueiroz (7)
Glossário: RT: retweet | DM: direct message | Stalkear: perseguir

Em sua posse na presidência da Academia Cearense de Letras (para o biênio 2023/2024), num discurso repleto de citações e referências poéticas, Tales de Sá Cavalcante também buscou inspiração em Carlos Drummond de Andrade e Chico Buarque de Holanda para se referir a seus confrades na ACL.
Transcrevo a ressalva de como se referiu a eles:
As pessoas foram citadas em sequência alfabética. Os verbos também. Mas se alterarmos todas as possíveis posições de pessoas e verbos, teremos uma enormidade de diferentes assertivas, todas verdadeiras. (8)

Referências
(1) https://comofazerumpoema.com/poema-quadrilha-carlos-drummond-de-andrade/
(2) https://www.youtube.com/shorts/7QsrJG91Ip0
(3) https://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff0604200607.htm
(4) https://youtu.be/198AEfa51qg
(5) https:/blogdopg.blogspot.com/2016/09/micropoemas-do-infortunio-15.html
(6) (não recuperada)
(7) (não recuperada)
(8) https://gurgel-carlos.blogspot.com/2023/06/discurso-de-posse-do-educador-tales-na.html

Nenhum comentário: