02 abril, 2023

Ébano e Marfim

Apesar de os princípios do piano como o conhecemos hoje terem sido inventado por Bartolomeo Cristófori, por volta do ano 1710, o instrumento só se tornou realmente popular de meados para o fim do século 18, graças, em grande parte, à prolífica família Bach. E isso fez com que a demanda pelos materiais constitutivos do instrumento aumentasse drasticamente.
Tradicionalmente, as teclas mais longas do piano, as brancas, são tocadas com mais frequência do que as pretas. Por isso, antigamente, eram convencionalmente recobertas com tiras de marfim, que é um material muito resistente. As teclas pretas, por sua vez, não tão tocadas, eram recobertas de madeira escura, como pinheiro-alvar, abeto ou ébano.
Essa união "ébano e marfim" rendeu ótimos frutos e foi escolhida por conta da durabilidade e da sensação táctil. Mas, por causa de sua origem, os materiais foram aos poucos sendo substituídos por outros, mais acessíveis, resistentes e menos danosos ao meio ambiente.
Ébano é uma madeira de lei escura, densa na composição e muito resistente, proveniente de árvores encontradas em regiões tropicais, principalmente na África e na América, mas também em algumas regiões da Ásia. Foi muito utilizada na fabricação de mobiliário, objetos de decoração e de instrumentos musicais, como clarinete, flauta transversal de madeira, oboé e corne inglês, além de ter sido amplamente utilizada como revestimento das teclas pretas do piano.
Marfim é o nome dado ao material branco-leitoso, translúcido a opaco, mais compacto que o osso, que forma as presas de animais como o elefante, o hipopótamo, o narval e a morsa. Essas presas são formadas por dentina, osso, cemento (tecido mole que recobre a raiz) e esmalte. Marfim mesmo é só o esmalte do dente dos elefantídeos, mas popularmente nomeia-se a presa inteira assim.
O revestimento plástico das teclas foi introduzido por volta de 1929, graças ao desenvolvimento da tecnologia desse material. Os plásticos eram mais fáceis de trabalhar e menos propensos aos danos causados pelo uso extensivo e pelas amplas mudanças de temperatura que facilmente danificavam o marfim.
Por conta do desenvolvimento de materiais mais resistentes, duráveis e bem adaptados à prática musical, os pianos modernos são obras-primas de última geração em design e inovação. Atualmente, as teclas são construídas de madeira maciça e revestidas com materiais de resposta igual, senão superior, ao marfim e ao ébano em termos de toque e capacidade de resposta. A maioria dos modelos é fabricado com acrílico nas teclas brancas e poliestireno nas teclas pretas, simulando propriedades dos componentes orgânicos, como textura, porosidade e até mesmo aparência.

Fonte: http://blog.fritzdobbert.com.br/tudo-sobre-piano/acabamento-das-teclas-do-piano-ebano-marfim-e-novos-materiais/#

Ebony (Stevie Wonder) and Ivory (Paul McCartney)

Nenhum comentário: