09 abril, 2023

Relicário: João Gilberto

Lançado na quarta-feira (5) pelo @selosesc:
Vinte e cinco anos depois da apresentação de João Gilberto (1998) no teatro do Sesc Vila Mariana, saiu o registro histórico contendo as 36 canções do show. Uma das quais, "Rei sem coroa" (faixa 14), de Herivelto Martins e Waldemar Ressurreição, que nunca foi gravada em estúdio pelo criador da bossa nova.


Waldemar Ressurreição (1914 - 1980)
Nasceu na região do Cariri (Jardim), no Ceará. Com 13 anos seguiu com os pais para a cidade baiana de Ilhéus. Por essa época ganhou de presente um cavaquinho, e, logo que aprendeu a tocar um pouco, começou a compor. Em 1932, mudou-se para o Rio de Janeiro.
Em 1945, criou o grande sucesso carnavalesco "Que Rei sou eu?", em parceria com Herivelto Martins, um samba que foi gravado por Francisco Alves na Odeon. Esse samba fazia alusão ao Rei Carol da Romênia, deposto pelas tropas alemãs em 1940, com a invasão de seu país na Segunda Guerra Mundial. O rei fugiu então para o Brasil e se hospedou no Copacabana Palace, longe de todo o luxo da nobreza, e por isso perguntava esse samba: "Que rei sou eu? / Sem reinado e sem coroa / Sem castelo e sem rainha / Afinal que rei sou eu?". Ainda em 1945, o samba "Que Rei sou eu?" foi cantado por Nilton Paz, no filme "Pif-Paf", da Cinédia. No mesmo ano, compôs com Herivelto Martins o samba "Rei sem coroa", prolongamento do samba "Que Rei dou eu?", que também gravado por Francisco Alves na Odeon.

Nenhum comentário: