17 abril, 2023

O "irmão" de Chicxulub

MARK GARLICK/SCIENCE PHOTO LIBRARYGETTY IMAGES
  • Uma cratera recém-descoberta a 250 milhas da costa da África Ocidental poderia ter sido formada por um grande impacto de asteroide.
  • O provável momento desse possível ataque de asteroide pode torná-lo um "irmão" do asteroide Chicxulub, que matou os dinossauros.
  • Os pesquisadores esperam investigar a cratera para obter pistas mais precisas sobre o momento do provável impacto.
Os cientistas há muito acreditam que o asteroide Chicxulub atingiu a Terra perto do Golfo do México, causando uma explosão de cerca de 100 milhões de megatons, devastadora o suficiente para extinguir os dinossauros da Terra. Essa explosão criou um pulso térmico de curta duração superior a 10.000 graus , o que certamente é letal o suficiente para destruir a vida nas proximidades. Mas o asteroide maciço, que deixou uma cratera com cerca de 150 quilômetros de diâmetro, pode ter recebido alguma ajuda de um segundo asteroide "irmão", dizem os cientistas da Universidade de Arizona.
Com mais de oito quilômetros de diâmetro no leito do Oceano Atlântico Norte, a recém-descoberta Cratera Nadir fica a cerca de 400 quilômetros da costa da África Ocidental – e os pesquisadores acreditam que o asteroide que, pode tê-la causado há cerca de 66 milhões de anos, poderia ter sido um ajudante de matar dinossauros.
O que teria também gerado um tsunami de mais de 900 metros de altura, bem como um terremoto de magnitude superior a 6,5. Embora muito menor do que o cataclismo global do impacto do Chicxulub, o Nadir terá contribuído significativamente para a devastação local. E se encontramos um "irmão" para Chicxulub, isso abre uma pergunta: existiram outros?

Extraído de: https://www.popularmechanics.com/science/animals/a40932897/two-asteroids-may-have-killed-off-dinosaurs/ 
Notícia enviada por Jaime Nogueira.

Nenhum comentário: