08 abril, 2023

Devemos fazer uma pausa no desenvolvimento da inteligência artificial?

Em 2018, Elon Musk, CEO da Tesla e da SpaceX, afirmou em uma entrevista que acredita que a humanidade precisa ter cuidado com o desenvolvimento da inteligência artificial (IA), pois ela tem o potencial de se tornar uma ameaça existencial para a humanidade. Em particular, ele afirmou que as empresas e os governos precisam ser cuidadosos em como a IA é desenvolvida e usada.
Musk argumentou que, em sua opinião, a IA é um assunto de segurança nacional e que há a necessidade de um órgão regulador para monitorar e controlar o desenvolvimento da IA. Ele sugeriu que, até que essa regulação esteja em vigor, as empresas deveriam dar uma "pausa" no desenvolvimento de tecnologia de IA.
Musk enfatizou que ele não está dizendo que a IA é necessariamente uma coisa ruim, mas que, como com qualquer tecnologia poderosa, ela precisa ser desenvolvida com cuidado e responsabilidade. A "pausa" que ele está sugerindo é uma oportunidade para que as empresas e governos reflitam sobre como a IA deve ser usada de forma ética e segura.
Já Bill Gates, por sua vez, acha que uma pausa na inteligência artificial não vai resolver problemas. O fundador da Microsoft, que inclusive destinou cerca de US$ 10 bilhões para o grupo desenvolvedor do ChatGPT-4, disse que seria mais interessante focar na melhor forma de usar desenvolvimentos da IA, pois é difícil entender como uma pausa poderia funcionar globalmente.
Em um texto publicado online intitulado "A Era da IA começou", datado de 21 de março de 2023 (um dia antes de ser divulgada uma carta aberta relacionada ao assunto, de Musk e outros), Bill Gates, que também se dedica a uma organização filantrópica (junto com a esposa Melinda), disse acreditar que a IA deveria ser usada para ajudar a reduzir algumas das piores desigualdades no mundo.

Nenhum comentário: