03 novembro, 2021

O milagre de Purun Baghat

Escrito em maio de 1894, enquanto Kipling estava de férias em Vermont, morando perto de seus pais em Tisbury, Wiltshire. Publicado no Pall Mall Gazette e no Pall Mall Budget, em 18 de outubro de 1894, e no New York World em 14 de outubro, com o título "Um milagre dos dias atuais". Na publicação em Pall Mall a história tinha ilustrações de Cecil Aldin.

Purun Dass é um brâmane de alta casta, altamente educado e uma figura poderosa como primeiro-ministro de um dos Estados nativos semi-independentes. Então, no auge de sua carreira, ele deixa de lado todas as posses, pega um cajado e uma tigela de mendicância e se torna um santo homem errante, "Purun Bhagat", dependendo da caridade para viver. Por fim, ele chega ao alto Himalaia, de onde seu povo tinha vindo, e encontra um santuário deserto  numa aldeia da montanha, onde passa a morar. Por muitos anos ele viveu lá, alimentado pelos devotos aldeões, fazendo amizade com as criaturas selvagens ao redor, macacos, veados e ursos, e ponderando sobre o significado da existência.
Então, um ano vêm semanas e semanas de chuva, e uma noite ele é acordado pelas criaturas selvagens e vê que a montanha está prestes a deslizar. Ele desce rapidamente a encosta na chuva gelada. Com toda a autoridade de sua vida de antes, ele acorda os aldeões adormecidos e os incita a deixarem o vale. Eles fazem isso bem a tempo, antes que um grande deslizamento de terra aconteça. As pessoas agora estão seguras em um terreno elevado, mas o Baghat, extenuado por seus esforços, está morto. Eles constroem um santuário em sua memória, mesmo não sabendo que, anteriormente, ele foi o brâmane Sir Purun Dass.
Comentários: http://www.kiplingsociety.co.uk/rg_purun1.htm

Nenhum comentário: