10 novembro, 2021

A morte de Houdini

A história da morte de Harry Houdini - ou pelo menos alguma versão dela - é quase tão famosa quanto ele próprio. Uma narrativa popular (embora não totalmente precisa) é que Houdini, que desafiava as pessoas a socá-lo no estômago para mostrar sua tolerância à dor, estava dormindo nos bastidores quando alguém decidiu aceitar o desafio (quando ele nem sequer esperava).
A verdade é que Houdini estava acordado durante os socos que supostamente o mataram, embora estivesse sentado e com o tornozelo quebrado. O desafiante, um estudante universitário de Montreal, deu não um, mas cinco golpes sucessivos em seu estômago. Ele começou a sentir dores de estômago naquela noite. Foi uma façanha que deu errado, um acidente. Quem iria querer matar Harry Houdini?
(A resposta: aparentemente, muitas pessoas.)
Houdini tinha muitos inimigos. Ele era um crítico dos médiuns, videntes e clarividentes, e apostou sua fama e influência nos esforços para expô-los como mentirosos. Esses esforços incluíram (mas não se limitaram a) aprender seus truques e executá-los, e também apoiar um projeto de lei que regulamentaria a profissão - ele até testemunhou perante o Congresso em apoio ao referido projeto. Harry Houdini desprezava os paranormais autoproclamados, e a recíproca era verdadeira.
No que diz respeito às evidências de assassinato, não há nenhuma. Embora em 2008, o sobrinho-neto de Houdini, George Hardeen, tenha tentado exumar seu corpo em um esforço para encontrar essa evidência. De acordo com seu advogado , "havia um motivo para assassinar Harry Houdini, e foi suprimido e encoberto" - a tentativa não teve sucesso; nenhuma exumação ocorreu.

O túmulo de Harry Houdini, no bairro de Queens, em NY. 
O ilusionista morreu de apendicite e peritonite em 31/10/1926.

http://www.newsweek.com/how-did-harry-houdini-die-halloween-looking-his-legacy-92-years-after-his-1195588
http://time.com/3537452/houdini-1926/

Nenhum comentário: