15 novembro, 2021

Poulaines

Poulaines, sapatos ou botas com o bico extremamente alongado e pontudo, que foram usados na Europa, nos séculos 14 e 15.  Na Inglaterra, foram introduzidos durante o reinado de Ricardo II (1367 - 1400). De tão compridas, suas pontas eram enchidas com musgos ou crinas de cavalo, além de presas por barbante ou corrente de ouro/prata, logo abaixo dos joelhos, a fim de não atrapalharem o caminhar do usuário.
Receberam os nomes de "poulaines", "souliers à la poulaine" e "crakows", em alusão a seu suposto local de origem (Cracóvia, Polônia).
Essa tendência da moda nos pés, que agora parece tola a um observador moderno, um dia saiu do controle. Em um ponto, o rei Edward IV (1442 - 1483 ) teve que proibir os súditos de usarem pontas com mais de cinco centímetros. Alguns anos depois, ele decidiu proibir totalmente este tipo de sapatos.
Um design pontiagudo do sapato também foi criado em metal para ser usado juntamente com a armadura. "A History from Sandals to Sneakers" relata a história de uma "derrota infligida por  camponeses suíços na Batalha de Sempach (1386) contra os poderosos cavaleiros Habsburgos, a qual se deveu parcialmente ao uso dos sapatos de pontas compridas por estes últimos". Na Batalha de Nicópolis, em 1396, quando os otomanos derrotaram um exército de cruzados europeus, o contingente francês foi forçado a cortar as pontas de seus sapatos para bater em retirada com rapidez.

Representação da Batalha de Sempach mostrando uma grande pilha de pontas de sapato em uma colina no canto superior esquerdo da ilustração. Wikipedia (para ver a imagem ampliada)

http://fashionhistory.fitnyc.edu/poulaine/
http://bigthink.com/culture-religion/medival-shoes-bunions
http://blogdopg.blogspot.com/2011/10/competicao-pela-aparencia.html

Nenhum comentário: