14 novembro, 2021

Obrigado, Prof. António Nóvoa

Quando alguém, diante de um benefício recebido, diz ao benfeitor "obrigado", está lhe dizendo "diante desta benfeitoria que você me fez e eu reconheço, eu lhe agradeço e estou vinculado a você, minha alma está penhorada por causa do favor que você me concedeu e eu nunca me esquecerei disso".



Por conseguinte:
- Obrigado, Prof. António Nóvoa, por esta aula tão esplêndida que me fará usar sempre a palavra "obrigado", um dos tesouros de nossa língua portuguesa e que, de acordo com a "Suma Teológica" de São Tomás de Aquino, "exprime o significado mais elevado do conceito de gratidão".
Ao que o senhor, na qualidade de meu benfeitor, certamente responderá:
- De nada. Ou seja, "eu o fiz de maneira tão gratuita que lhe declaro livre de dívida".

Nenhum comentário: