24 outubro, 2021

"Menesca"

O violonista e compositor capixaba radicado no Rio de Janeiro, Roberto Menescal, conhecido carinhosamente por "Menesca", completa amanhã 84 anos de uma vida dedicada à boa música.
Seu contato com a música iniciou-se por influência de sua família em 1950, quando começou a estudar piano. Alguns anos depois, ganhou um acordeão, que aprendeu a tocar sozinho, até chegar ao violão – principal instrumento da carreira de Roberto Menescal.
Estreou na música profissionalmente aos 18 anos, acompanhando a cantora Sylvinha Telles no início da sua carreira.
Foi professor de violão em uma academia musical que fundou com o amigo e músico Carlos Lyra – e foi aí que conheceu Nara Leão, que de aluna virou amiga e parceira.
Menescal compôs clássicos como "Você" e "O barquinho" (c/ Ronaldo Bôscoli) e "Bye Bye Brasil" (c/ Chico Buarque), dentre tantos outros sucessos musicais.
Como instrumentista, participou de gravações com Elis Regina (a Pimentinha), Gal Costa, Beth Carvalho, Maysa Monjardim e Claudette Soares.
Um dos maiores nomes da Bossa Nova, Roberto Batalha Menescal é um dos artistas e produtores mais atuantes do cenário musical, sendo que, além de cuidar de sua carreira pessoal, também encontra tempo para participar de projetos com outros artistas e principalmente dos novos talentos, que buscam nele inspiração.
Nesta homenagem ao grande Menescal, compartilhamos este vídeo em que o aniversariante de amanhã apresenta "O Barquinho", ao lado de nove músicos e cantores japoneses.
Parabéns, mestre Roberto Menescal!
(https://www.facebook.com/SomdoAnimal)



Aqui, contada por ele, a história de "O barquinho". Que deu pane no motor, quando ele, o Bôscoli e uns amigos pescavam no alto mar, para além das Ilhas Cagarras, eles à deriva, o dia terminando, um perigo danado e o maior perrengue.
E o som do motor do barquinho tentando ligar, com o barqueiro puxando a cordinha que fazia:
Tek, tek... tek, tek...
Tek, tek... tek, tek...
Té, té, té, té, té, té, tek...
Té, té, té, té, té, té, tek...
Dessa cadência, saiu a frase musical que virou a base da música
Dia... de luz... Festa... de sol...
(Tek... Tek... Tek... Tek...)
E o barquinho a deslizar no macio azul do mar.
(Té... té... té... té... té... té... Tek...)

Nenhum comentário: