04 outubro, 2021

O amanhecer da era espacial

Em 4 de outubro de 1957, a União Soviética (URSS) lançou uma bola de alumínio com 58 centímetros de diâmetro em órbita. Isso desencadeou uma série de eventos que mudaram nosso mundo para sempre. O dispositivo simples marcou uma nova era de conquistas tecnológicas. Também abalou a confiança do povo americano que, na época, estava convencido de que sua nação era o país mais cientificamente avançado do mundo.
Esse dispositivo foi o Sputnik, o primeiro satélite artificial. Não era muita coisa para se olhar e não tinha nenhum recurso ou função avançada. Mas marcou a primeira vez que os seres humanos colocaram uma estrutura feita pelo homem em órbita ao redor da Terra. E também provou que a União Soviética, o inimigo dos Estados Unidos na Guerra Fria, havia desenvolvido um sistema de mísseis balísticos intercontinentais (ICBM). Tal sistema poderia enviar ogivas nucleares a alvos no outro lado do planeta e tornar obsoleta a antiga superioridade aérea dos EUA.


Como o satélite transmitia um sinal de rádio repetidamente, os entusiastas do rádio amador ao redor do mundo podiam ouvir este pequeno objeto emitir bipes enquanto orbitava a Terra. Não havia como negar o feito da União Soviética. A evidência estava disponível para qualquer pessoa que fosse um rádio amador.
O lançamento do Sputnik foi responsável por muitas coisas. A percepção de que tinham uma lacuna tecnológica estimulou o governo dos Estados Unidos a acelerar seus programas de mísseis ofensivos e defensivos. Também deu início à corrida espacial - um período competitivo em que a URSS e os Estados Unidos tentaram ser os primeiros a alcançar os marcos importantes na exploração espacial. E foi, mesmo indiretamente, responsável pela criação da Internet. Isso é espantoso para um dispositivo tão primitivo.

http://science.howstuffworks.com/sputnik.htm

Relata o matemático Pat Ballew:
Como muitos da minha geração, eu ficava no gramado à noite para ouvir aqueles bipes em meu rádio transistorizado.
========================================================================

O leitor Ricardo comentou na postagem seguinte: 
"O amanhecer da era espacial" tá com problema, abre tela em branco. 
Ricardo, 
Venho enfrentando alguns sérios problemas neste blog (é meu apagão particular) há mais de um ano: além do que você relatou, o blogroll (onde estão os arquivos e os sites que eu acompanho) desaparece da página principal, os links e os vídeos param de funcionar, as imagens das postagens não abrem, os comentários não dão acesso etc etc etc. Continuo na esperança de que o Blogger venha a resolver estes problemas. Enquanto isso, deverei reduzir meu ritmo de produção. 
Gostaria de que outros leitores também informassem as anormalidades que estiverem encontrando no blog.
 Paulo Gurgel, controlador do EntreMentes.

Nenhum comentário: