13 outubro, 2021

Louchebem

A tristeza ao recordar-se de alguém pode levar um açougueiro solitário a fazer coisas estranhas. Como as que são vistas neste desenho de animação criado por um grupo de alunos da ESMA.
É mais um exemplo do maravilhoso trabalho que vem dessa escola, mundialmente conhecida pela formação em animação 3D e efeitos especiais, design de comunicação visual e fotografia.
Eu simplesmente adoro a maneira como isso foi executado - - animações em preto e branco, quase fotorrealistas, permitindo-nos ter um vislumbre da alma de um homem em agonia de tristeza que, por um momento, é transcendida.


Se você está encontrando dificuldade com a tradução do título da peça, "Louchebem" é um jargão usado por açougueiros em Paris e Lyon. Pelo deslocamento da consoante "b" para a última sílaba da palavra, combinado com a colocação da letra "l" no início. Desse modo, a palavra francesa para açougueiro, boucher, é transformada em "louchebem". Esta forma de criar novas palavras ainda é usada na França de hoje (principalmente confinada ao negócio do varejo de carne, mas algumas dessas palavras escapam para o francês cotidiano também). Ah, e a música é "Va pensiero" (conhecida também como o "Coro dos escravos hebreus"), do 3.º ato da ópera "Nabucco", de Giuseppe Verdi.

Nenhum comentário: