02 outubro, 2021

O engraxate

Todas as manhãs, o CEO de um grande banco em Manhattan passa na esquina onde está o engraxate. Senta-se na cadeira e, enquanto lê o Wall Street Journal, o engraxate dá um brilho em seus sapatos.
Certa manhã, o engraxate pergunta ao CEO:
- O que o sr. acha da situação do mercado de ações?
O CEO responde-lhe com alguma arrogância:
- Não faço ideia por que você está tão interessado nesse assunto.
- Sabe – diz o engraxate - tenho três milhões de dólares em seu banco e estou pensando em investir uma parte desse dinheiro no mercado de capitais.
- Qual é o seu nome? – pergunta o CEO.
- John Smith H.
O CEO chega ao banco e pergunta ao Chefe do Departamento de Clientes:
- Temos um cliente chamado John Smith H.?
- Sim, sim, certamente. É um cliente especial e tem três milhões de dólares em conta.
O CEO sai, vai ter com o engraxate e diz-lhe:
- Sr. Smith, peço que na próxima segunda-feira o senhor seja o nosso convidado de honra em uma reunião de direção e que nos conte a história da sua vida. Tenho a certeza que teremos muito a aprender com o senhor.
Na reunião, o CEO apresenta o engraxate aos membros da diretoria:
- Todos nós conhecemos o Sr. Smith que lustra os nossos sapatos. Mas o Sr. Smith também é um estimado cliente nosso, e com alguns milhões de dólares em conta. Eu convidei-o para nos contar a história da sua vida. Tenho certeza que vamos aprender muito com ele.
O Sr. Smith contou a sua história:
«Vim para este país há cinquenta anos como um jovem imigrante europeu com um nome impronunciável. Saí do navio sem um tostão nos bolsos. A primeira coisa que fiz foi mudar o meu nome para Smith. Estava faminto e exausto. Comecei a vaguear em busca de trabalho fixo, mas sem sucesso. Passei muito mal... Um dia, encontrei uma moeda no passeio. Comprei uma maçã. Eu tinha duas opções: comer a maçã e saciar a minha fome ou abrir um negócio. Vendi a maçã por dois dólares e comprei algumas maçãs com o dinheiro. Vendi muitas maçãs... Quando comecei a acumular dólares, consegui comprar um conjunto de escovas usadas e graxas, e comecei a lustrar sapatos. Economizei centavo a centavo e, depois de um tempo, comprei escovas novas, mais graxas para sapatos de várias cores e aumentei a minha clientela. Depois de um tempo, consegui comprar uma cadeira para que os meus clientes pudessem se sentar confortavelmente enquanto eu lhes limpava os sapatos, o que me trouxe mais clientes... Há alguns anos, outro engraxate, o da avenida principal, decidiu aposentar-se e eu já tinha economizado dinheiro suficiente para comprar o lugar dele que era bem melhor do que o meu... Finalmente, há três meses, a minha irmã, que era puta em Las Vegas, foi atropelada, faleceu e deixou-me três milhões de dólares.»
(história repassada por Fernando Gurgel Filho)

Nenhum comentário: